quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

CURIOSIDADES BIBLICAS

Curiosidades Bíblicas:

• O nome Cristão
• Jesus Pregava sentado
• O Grão de mostarda
• Versículos estranhos
• Profecias alem ou aquém da Bíblia
• Quem escreveu os salmos
• Fogo estranho
• O preço dos Pardais
• O tamanho de Golias
• Medidas Liquidas de capacidade
• Medidas secas de capacidades
• Medidas de comprimentos
• Pesos
• O Numero de promessas
• 150 perguntas e respostas


CURIOSIDADES BIBLICAS.

1 – O NOME CRISTÃO.

É curioso e surpreendente como a palavra “Cristão” só é encontrado três vezes na Bíblia.
A primeira está em Atos 11:26 “E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente, e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados de Cristãos”.

A segunda esta em Atos 26:28 “E disse Agripa a Paulo: Por pouco me queres persuadir a que me faça Cristão!”.

A terceira esta em 1Pedro 4:16 “Mas, se padece como cristão, não se envergonhe; antes, glorifique a Deus nesta parte”.

2 – JESUS PREGAVA SENTADO.

O Senhor Jesus Cristo era, com razão, chamado de Mestre, por muitos. Ele costumava pregar sentado. Podemos inferir, então, que suas mensagens eram bem suaves, calmas e pausadas, como um verdadeiro Mestre. Esta foi á observação dos escritores dos Evangelhos:


E, Jesus vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos; E abrindo a sua boca, os ensinava. Mateus 5: 1,2.

Tendo Jesus saído de casa naquele dia, estava assentado junto ao mar; e ajuntou-se muita gente ao pé dele, de sorte que, entrando num barco, se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia. E falou-lhes de muitas coisas por parábolas. Mateus 13: 1,3.

E estando assentado no monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular. Creio que em todo o sermão profético de Jesus ele estava assentado. Mateus 24: 3.

E aconteceu que, passado três dias, o acharam no templo, assentado no meio de doutores, ouvindo-os, e interrogando-os. Lucas 2:46.

E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na Sinagoga estavam fitos nele. Então começou a dizer-lhes. Lucas 4: 20,21.

E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastassem um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão. Lucas 5: 3.

3 – O GRÃO DE MOSTARDA.

Sempre ouvimos pessoas, citando versículos de forma errada. Por exemplo nem Mateus 17:20, nem Lucas 17:6, Jesus disse: “ Se tiverdes Fé do tamanho de um grão de mostarda”, mas em ambas as passagens ele disse: “Se tiverdes Fé como um grão de mostarda”, o que é totalmente diferente.
“Como um grão de mostarda” esta referindo-se á qualidade do grão e nunca ao tamanho do grão. Os melhores horticultores já tentaram, em vão, hidratar o grão de mostarda e não o conseguiram. Com as outras hortaliças isto é muito fácil. A Fé genuína é como a semente de mostarda que não pode ser mesclada com “Filosofias e vãs sutilezas”.

4 – VERSICULOS ESTRANHOS.

Versículos estranhos são citados por membros e leigos das igrejas como se fossem Bíblicos.

• Os viciados não herdarão o reino dos céus. Este não existe na Bíblia, mas existe outro que diz: “Ele conhece os homens vãos, e vê o vicio”. (Jô 11: 11).

• Outro muito citado é: “Faz a tua parte que eu te ajudarei”. Este não existe, o conceito existe mais ou menos em textos como este: “Não temas, por que eu sou contigo; não te assombres, por que eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça”. (Isaias 41: 10). Não temas, pois, por que estou contigo; trarei a tua semente desde o oriente, e te ajudarei desde o ocidente. (Isaias 43: 5).
Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o Senhor teu Deus é o que vai contigo. Não te deixará nem te desamparara.
O Senhor pois é aquele que vai diante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará. Não temas, nem te espantes. (Deuteronômio 31: 6,8).

• Outro muito citado é: Deus escreve certo em linhas tortas. Esse não tem na Bíblia.

• Outro muito citado é: O cair é do homem e o levantar é de Deus. Este não existe, o conceito existe mais ou menos em textos como este: 1 Coríntios 10: 12 que diz: Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia.

• Outro muito citado é: Não cai uma folha da arvore se Deus não permitir. Este não existe, o conceito existe mais ou menos em textos como este: Mateus 10: 20 que diz: “Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de Vosso Pai.

• Outro muito citado é: A mil chegarás, de dois mil não passarás. Este não existe, o conceito existe mais ou menos em textos como este: Mateus 24: 36 que diz: “Porém daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente meu Pai”.

• Outro muito citado é: A palavra de Deus se renova a cada manhã. Este não existe, o conceito existe mais ou menos em textos como este: Lamentações 3: 22 que diz: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos; porque suas misericórdias não tem fim”.

• Outro muito citado é: Vamos ficar em espírito de oração. Este não existe, o conceito mais ou menos em textos como este: Efésios 6:18 que diz: orando em todo tempo com toda a oração e suplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos.

• Outro muito citado é: Vou cantar um hino mas não sou cantor, é para Deus o que importa. Este não existe, o conceito existe mais ou menos em textos com este: Salmos 33: 3 que diz: cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo.

• Outro muito citado é: quem canta seus males espanta. Este não existe, o conceito existe mais ou menos em textos como este: Tiago 5: 13 que diz: Esta alguém entre vós aflito? Ore. Esta alguém contente? Cante louvores.

• Outro muito citado é: Onde estiverem dois ou três reunidos, disse Jesus “eu estarei no meio deles”. Este não existe, o conceito existe mais ou menos em textos como este: Mateus 18: 20 que diz: Por que onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ai estou eu no meio deles.

• Outro muito citado é: Disse Jesus: “Ninguém vai ao Pai a não ser por mim”. Este não existe, o conceito existe mais ou menos em textos como este: João 14:6 que diz: Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.

• Outro muito citado é: Quem o ferro ferir com ferro será ferido. Este não existe, o conceito existe mais ou menos em textos como este: Provérbios 26: 27 que diz: o que faz uma cova, nela cairá; e o que revolve a pedra, esta sobre ele rolará. Ainda em Oséias 8: 7 que diz: Por que semearam ventos, e segarão tormentas; não há seara; a erva não dará farinha; se a der traga-la-ão os estrangeiros.

Há pessoas que acrescentam os versículos da Bíblia, por exemplo: Tenho-vos dito, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (João 16:33), acréscimo, inexistente, “e vós vencereis”.

Um dia uma irmã citou: A Bíblia diz que santo de casa não faz milagres. Os versos parecidos são: Mateus 13: 57 que diz: “E escandalizavam-se nele. Jesus porem, lhes disse: Não há profeta sem honra, a não ser na sua própria pátria e na sua casa”. E Marcos 6: 4 que diz: “E Jesus lhes dizia: Não há profeta sem honra, senão na sua terra, entre os seus parentes e na sua casa”.

5 – PROFECIAS ALÉM OU AQUÉM DA BÍBLIA.

Apocalipse 22: 18;
Gálatas 1: 8;

Tem gente dizendo: “Não esta na Bíblia, mas funciona”. Testemunho de um pastor abalizado e sério em seu caráter, chegou a mim, de que uma irmã de sua igreja foi a uma dessas reuniões chamadas “carismáticas”. Lá, o dirigente disse o seguinte: “Irmãos, amanhã vocês não precisam trazer a Bíblia para a reunião, pois o culto será exclusivamente de libertação. Tragam, se possível, um raminho de erva – cidreira”. Coisas desse tipo estão acontecendo ao nosso redor, em encontros chamados “evangélicos”. Como pode haver libertação, sem a palavra? Esse negocio de erva – cidreira, onde esta isso na Bíblia?
Sem contar, encontros que usam sal grosso, arruda e rosas, que parecem mais sessões de macumba do que culto de louvor e adoração a Deus. Essas praticas não libertam. Confira comigo na sua Bíblia, João 15:3 que diz: Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.
A exortação é que, como profetas, não podemos acrescentar ou diminuir a Palavra. Paulo nos afirma que até mesmo se um anjo celestial viesse até nós, com evangelho diferente, deveria ser ignorado. Seja anátema (maldito).

6 – FOGO ESTRANHO.

Nadabe e Abiú foram escolhidos por Deus para oficiarem diante dele como sacerdotes (Êxodo 28:1).
Houve, porém, um acontecimento estranho, esquisito, que valeu a vida a estes dois sacerdotes de Deus: “Mas Nadabe e Abiú morreram perante o Senhor, quando ofereceram fogo estranho perante o Senhor no deserto de Sinai” (Números 3:4).
Perguntamos: o que seria este fogo estranho? Eles ofereceram fogo estranho diante do Senhor e por isso morreram fulminados pela ira de Deus, com toda a certeza no lugar Santo, diante do altar do incenso, que ficava á porta do Santo dos Santos.
Existe tantas teorias para o “fogo estranho”, que poderia encher volumes. Seria:
• Incenso estragado?
• Fogo aceso sem reverencia?
• Sacerdotes em pecados?
• Culto simultâneo a deuses estranhos?
Como dissemos existem, tantas teorias.
O fato, porém, que é realmente marcante, é que fosse qual fosse a origem desse “fogo estranho”, a verdade é que aqueles dois homens fizeram algo que desagradou tanto a Deus, agrediu tanto a sua santidade, que levou-o a eliminá-los sumariamente.
O que podemos trazer pela exegese Bíblica, é que eles quiseram dizer, que aquele fogo no altar que era o próprio Deus, eles podiam criar um fogo igual, com suas próprias mãos, (Eles quiseram ser concorrentes da Glória de Deus, quiseram chamar a atenção para o fogo que criaram e tirar a atenção para o fogo que estava no altar que representava o próprio Deus).
Podemos definir este assunto com o seguinte comentário.
Os dois fogos, tinham a mesma cor, eram parecidos, queimavam de igual forma.
Porem um estava no altar e o outro nas mãos do sacerdotes.
Um queimava a lenha.
E o outro sobre o altar, queimava o sacrifício.
Um era fogo Divino.
O outro fogo estranho.
Que tipo de Fogo tem queimado em sua igreja. O que você produz; queimando a lenha, e que depois se apaga.
Ou você deixa o fogo divino queimar sobre o altar e receber o sacrifício do povo de Deus.
O fogo de Deus não queima a lenha (almas), mas antes as transforma em brasas vivas.




7 – O PREÇO DOS PARDAIS.

Em Mateus 10: 29 encontramos esta referencia a respeito dos pardais: “Não se vendem dois pardais por um asse?”.
Em Lucas 12: 6, já encontramos um preço diferente para os pardais: “Não se vendem cinco pardais por dois asses?”.
Afinal, qual era o preço real dos pardais? Por acaso não existe aqui uma contradição? Não!
A resposta é simples, quando nos lembramos dos vendedores ambulantes de hoje que vendem chocolates, balas, pipocas, etc., e dizem: um é quatro e três é dez!
Da mesma maneira, naquele tempo, vendiam-se dois pardais por um asse e cinco por dois asses.

8 – O TAMANHO DE GOLIAS.

Golias no hebraico “Golyat” que significa “exílio”, era descendente dos Anaquias. Desafiou o jovem Davi, 1 Samuel 17: 4, 10, 41 – 50. O “campeão” como Golias era chamado, 1 Samuel 17: 51, tinha estatura de seis côvados e um palmo, 1 Samuel 17: 4. Veja o cálculo:

Côvados – Distancia compreendida entre o cotovelo e a ponta do dedo médio: 45 cm.

Palmo – Medida compreendida do polegar ao dedo mínimo: 22 cm.

Portanto a estatura de Golias era de 2,92 metros (aproximadamente).

9 – MEDIDAS LIQUIDAS DE CAPACIDADE.

Arrátel – 350 gramas.
Bato – 22 litros.
Hin – Correspondia a 1/16 de bato: 3,6 litros.
Metreta – 40 litros.

10 – MEDIDAS SECAS DE CAPACIDADES.

Alqueire – 9 litros.
Cabo – 1,2 litros.
Efa – corresponde á décima parte de um coro: 22 litros.
Omer – 1,89 litro.

11 – MEDIDAS DE COMPRIMENTO.

Alqueire – 2 metros.
Côvado – 45 cm.
Estádio – 185 metros.
Jornada de um dia – 32 Km.
Jornada de um sábado – 2.000 côvados: 900 metros.
Milha – 1480 metros.
Palmo – Meio côvado: 22 cm.
Tiro de arco – 210 metros.
Tiro de pedra – 32 metros.

12 – PESOS.

Beca – Meio siclo: 6,02 gramas.
Gera – 0,5 gramas.
Mina – 500 gramas.
Siclo – 11,7 gramas.
Talento – 35 quilos (podia variar de 35 a 50 quilos).

13 – NUMERO DE PROMESSAS.

“Qual o numero de promessas na Bíblia”?

É muito difícil dizer com precisão o numero de promessas contidas em toda a Bíblia, visto que opiniões acerca do assunto divergem muito. Todavia, pesquisas idôneas afirmam que no velho e novo testamento há 8.810 promessas. Um numero aparentemente pequeno comparado aos 1.189 capítulos e 31.173 versículos existentes nas Escrituras sagradas.

Existem oito tipos de promessas em toda a Bíblia.

Do total de 8.810 promessas, 7.487 (85%), foram feitas por Deus.
Em 911 exemplos anotados, uma pessoa faz promessas á outra. Isto é 11% das promessas da Bíblia. Por exemplo, a promessa dos caldeus ao Rei Nabucodonozor: “diga ao rei o sonho aos seus servos, e lhe daremos a interpretação” Daniel 2: 7.

Há ainda 290 promessas feitas pelo homem a Deus. A maior parte – 235, encontra-se nos Salmos. Exemplos: “Abre, Senhor, os meus lábios e a minha boca manifestara os teus louvores”, Salmos 51: 15.

28 promessas foram feitas pelos anjos, estando, 23 delas no evangelho de Lucas. Como exemplo, citamos a promessa feita pelo anjo ás mulheres junto ao tumulo de Jesus: “Ide depressa, e dizei aos discípulos que ele ressurgiu dos mortos, e vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis. É como vos digo”, Mateus 28: 7.

Existem ainda duas promessas de Satanás. E esta é uma delas, “tudo isto te darei se, prostrado me adorares”. Mateus 4:9.

Um espírito maligno fez duas promessas; “Então saiu um espírito e se apresentou diante do Senhor, e disse: Eu o enganarei.
Perguntou-lhe o Senhor: com quê? Respondeu ele: sairei, e serei um espírito mentiroso na boca de todos os profetas”. 2 Crônicas 18: 20-21.

Dos 66 livros da Bíblia, só a Epístolas de Paulo Tito não tem promessas. Dezessete outros contêm menos de dez promessas cada um. Mesmo um livro importante como Efésios só tem 6 promessas.
O Novo Testamento tem 1.104 promessas; o Velho Testamento, 7.706. Isto significa que sete em cada oito promessas são encontradas no Antigo Testamento.

Isaias, Jeremias, e Ezequiel têm mais de 1000 promessas cada um, totalizando 3.086. mais de 1/3 (35%) das promessas da Bíblia. A maioria delas é de natureza profética. Exemplo: “Eis que a virgem conceberá, e dará a luz um filho, e lhe chamara Emanuel”, Isaias 7:14.
Muitos versículos tem mais de uma promessa: exemplo de 4: Os que esperam no Senhor 1) renovarão as suas forças; 2) sobem com asas como de águia; 3) correm e não se cansam; 4) caminham e não se fatigam: Isaias 40:31.

Exemplo de 5 promessas: levantai os vossos olhos para os céus, e olhai a terra em baixo, por que; 1) os cus desaparecerão como fumo; 2) e a terra envelhecerá como um vestido; 3) e os seus moradores morrerão como mosquitos; 4) mas a minha salvação durará para sempre; 5) e a minha justiça não será anulada: Isaias 51: 6.

O capitulo com maior numero de promessas é Deuteronômio 28. As 133 promessas ali contidas referem-se ás bênçãos e maldições que Deus prometeu aos Israelitas em Canaã, dependendo da obediência ou desobediência ás suas ordens.

Outro capitulo semelhante é Levítico 26, que contem 94 promessas, ¾ de todas as promessas do livro.
No que diz respeito á promessas, os Salmos 37 é o mais importante capitulo da Bíblia. Praticamente cada versículo é uma preciosa promessa. A Bíblia é um livro de infalíveis promessas.
Como diz o sábio Salomão, rei de Israel, filho do rei Davi: “Nem uma só palavra falhou de todas as suas boas promessas, feitas por intermédio de Moises, seu servo”, 1 Rs 8: 56.

14 – 150 PERGUNTAS E RESPOSTAS.

1 – Qual o versículo mais longo da Bíblia?
R: Ester 8:9

2 – Qual o primeiro suicídio mencionado na escritura?
R: Juizes 16: 30

3 – Qual dos profetas foi lançado em uma cisterna por meio de cordas?
R: Jr 38: 6

4 – Quais são os três homens da Bíblia cujos chapéus foram aquecidos?
R: Daniel 3: 21

5 – Quem foi vendido por 20 moedas de prata?
R; Gênesis 37: 28

6 – Qual o rei descrito como muito corpulento?
R: Juizes 3: 17

7 – Em qual pais, por algum tempo, era impossível encontrar-se um ferreiro?
R: 1 Samuel 13: 19

8 – Quem fez bolos asmós para um anjo?
R: Juizes 6: 19

9 – Qual foi o menino que se tornou um flecheiro depois de homem?
R: Gênesis 21: 20

10 – Em que versículo se lê que um profeta foi morto por um leão?
R: 1 Rs 13: 24-26

11 – Quando foi assalariada uma mãe por nutrir seu próprio filho?
R: Êxodo 2: 9
12 – Quem tentou assassinar seu próprio filho durante um jantar?
R: 1 Samuel 20: 33

13 – Quem perdeu sua liberdade por ter perdido seus cabelos?
R: Juizes 16: 19 – 21

14 – Quem foi o primeiro missionário aos gentios?
R: Jonas 3: 1-3

15 – Quem fez uma festa que durou 180 dias?
R: Ester 1: 3-4

16 – Quando um terremoto abriu as portas de uma prisão?
R: Atos 16: 26

17 – Quem ganhou uma esposa por matar 200 homens?
R: 1 Samuel 18: 27

18 – Quem, pela oração, teve sua vida aumentada 15 anos?
R: 2 Reis 20: 1-6

19 – Qual dos apóstolos foi mordido por uma cobra?
R: Atos 28: 3

20 – Onde se lê sobre uma serpente marítima?
R: Ester 6: 11; 6: 18

21 – Quais foram os reis que sofreram de insônia?
R: Ester 6: 1; Daniel 2: 1; 6: 18

22 – Quando morreram 185.000 soldados em uma noite?
R: 2 Reis 19: 35

23 – Onde se fala do primeiro homem que se enforcou?
R: 2 Samuel 17: 23

24 – Quem beijou seus irmãos depois chorou sobre eles?
R: Gênesis 45: 15

25 – Qual foi o rei cujas unhas cresceram como as de um passaro?
R: Daniel 4: 33

26 – Quais vidas foram salvas por um fio vermelho?
R: Josué 2: 18-21; 6:22-25

27 – Quando foram consumidas pelo fogo, pedras, pó, e água?
R: 1 Reis 18: 38

28 – Onde lemos que homens teriam suas orelhas furadas por causa do amor?
R: Êxodo 21: 5-6

29 – Qual é a única mulher de quem a Bíblia diz que não lembremos?
R: Lucas 17: 32

30 – Onde é sugerido que se deve comer ovos com sal?
R: Jó 6: 6

31 – Que profeta repreende o povo por viver vagabundo?
R: Jeremias 2: 36

32 – Quantas vezes é mencionado que o Senhor estava com fome?
R: Mateus 4: 2 (Conf. Lucas 4: 2); Mateus 21: 18 (Conf. Marcos 11: 12).

33 – Quais foram os homens que, na mesma prisão e na mesma noite, tiveram sonhos diferentes e verídicos?
R: Gênesis 40: 5 – 22

34 – Onde Paulo pregou seu primeiro sermão?
R: Atos 9: 19 – 20

35 – Quando um negro ajudou a salvar a vida de um profeta?
R: Jeremias 38: 7 – 13

36 – Quem perguntou: “Será o homem mais justo do que Deus”?
R: Jó 4: 1 – 17

37 – Quando um milagre habilitou uma mulher a pagar sua dividas?
R: 2 Reis 4: 1 – 17

38 – Quais são os anjos mencionados pelo nome no Novo Testamento?
R: Lucas 1: 19; Judas 9; Apocalipse 9: 11

39 – Qual é o primeiro homem descrito como profeta?
R: Gênesis 20: 7

40 – Onde se fala de um teatro?
R: Atos 19: 29 – 31

41 – Qual a primeira batalha mencionada nas escrituras?
R: Gênesis 14: 18

42 – Onde se diz que o fim de uma coisa é melhor que o começo?
R: Eclesiastes 7: 8

43 – Onde a Bíblia menciona bolos?
R: 1 Reis 14: 3

44 – Qual foi o rei judeu que foi ferido de lepra?
R: 2 Crônicas 26: 19 – 23

45 – Quem tinha como servo pessoal um soldado devoto?
R: Atos 10: 7

46 – Onde encontramos a primeira referencia de dar graças antes das refeições?
R: 1 Samuel 9: 13

47 – Onde o Novo Testamento fala de vendas?
R: Atos 28: 15

48 – Qual o nome do avô de Davi?
R: Rute 4: 13 – 17

49 – Qual o único orador mencionado no Novo Testamento?
R: Atos 24: 1

50 – Qual é o rei que foi denominado “Querubim ungido”?
R: Ezequiel 28: 12 - 14

51 – Qual foi a única mulher mencionada nas escrituras como leprosa?
R: Números 12: 10

52 – Onde lemos de um exercito de 200 milhões de cavaleiros?
R: Apocalipse 9: 16

53 – Qual a única pessoa de quem dizem as escrituras haver espirrado?
R: 2 Reis 4: 35

54 – Quando um profeta esmurrou outro profeta?
R: 1 Reis 22: 24

55 – Quando foram assassinados 24 jovens em combate justamente antes de uma batalha?
R: 2 Samuel 2: 12 – 17

56 – Onde há uma regra para fazer e conservar amigos?
R: Provérbios 18: 24

57 – Qual foi a viúva que pintou sua face?
R: 2 Reis 9: 30

58 – Qual a única pessoa citada nas escrituras a subir numa arvore?
R: Lucas 19: 4

59 – Quem chamou o profeta de seu inimigo?
R: 1 Reis 21: 20

60 – Qual é a única besta descrita bramindo?
R: Ezequiel 32: 2
61 – Quando mensageiros se disfarçaram usando roupas velhas?
R: Josué 9: 3 – 6

62 – Quando um cadáver foi ressuscitado por haver tocado nos ossos de um profeta?
R: 2 Reis 13: 21

63 – Quando um profeta bebeu água por dinheiro?
R: Lamentações 5: 4

64 – Qual foi o rei que abriu uma janela por ordem de um profeta?
R: 2 Reis 13: 14 – 17

65 – Qual o profeta que faz referencia ao estrépito do chicote?
R: Naum 3: 2

66 – Onde os hipócritas são descritos como os que sabem prever o bom e o mal tempo?
R: Mateus 16: 3; Lucas 12: 56

67 – Onde lemos sobre uma mulher que adivinhava?
R: Atos 16: 16

68 – Qual o profeta que Deus sepultou?
R: Deuteronômio 34: 5; 6; 10

69 – Onde se lê no Novo Testamento que os homens em vão desejarão a morte?
R: Apocalipse 9: 6

70 – Quem sepultou um profeta em seu próprio sepulcro?
R: 1 Reis 13: 29 – 31

71 – Qual foi o apostolo que falou do sepultamento de Jesus?
R: Atos 13: 29

72 – Quais são os dois ancestrais de Jesus que foram sepultados no mesmo jardim?
R: 2 Reis 21: 18 – 26

73 – Quando foi ordenado a um cristão lavar sua face?
R: Mateus 6: 17

74 – Qual foi o profeta que viu um buraco na parede?
R: Ezequiel 8: 7

75 – Quando foi ordenado a um profeta que raspasse a cabeça e a barba?
R: Ezequiel 5: 1

76 – Em que lugar do Novo Testamento se lê que Satanás será pisado?
R: Romanos 16: 20

77 – Qual era o nome do tio de Davi?
R: 1 Crônicas 27: 32
78 – Qual era o nome do tio de Arão?
R: Lv 10: 4

79 – Onde se encontra a mais antiga referencia á alguém derramando lágrimas?
R: Gênesis 21: 16

80 – Qual é o profeta que descreve um homem meneando sua própria mão?
R: Sofonias 2: 15

81 – Quando uma piedosa mulher foi dita por embriagada ao orar?
R: 1 Samuel 1: 12 – 15

82 – Quando um apóstolo pagou o aluguel da casa?
R: Atos 28: 30

83 – Qual é a única pessoa mencionada nas escrituras pagando sua passagem?
R: Jonas 1: 3

84 – Mencione o ímpio que assassinou seus 70 irmãos?
R: Juizes 9: 5, 56

85 – Qual foi a cidade cujo povo queimou seus irmãos em sacrifício aos deuses?
R: 2 Reis 17: 31

86 – Quem escreveu com tinta, em um livro, as palavras de um profeta?
R: Jeremias 36: 18

87 – Quem contemplou em uma visão duas mulheres que tinham asas como as das cegonhas?
R: Zacarias 5: 9

88 – Quando um profeta foi ordenado a fazer uma parábola?
R: Ezequiel 17: 2

89 – Qual foi o rei que isentou as taxas de todos os sacerdotes levitas e outros ministros do templo, em Jerusalém?
R: Esdras 7: 21 – 24

90 – Onde lemos que 33 reis se embriagaram em uma tarde?
R: 1 Reis 20: 16

91 – Onde encontramos o mais antigo relato de uma emboscada?
R: Josué 8: 3 – 22

92 – Qual o rei de quem se diz que quando o braço fosse quebrado não seria ligado?
R: Ezequiel 30: 21

93 – Onde foram enforcados cinco reis em cinco árvores?
R: Josué 10: 22 – 26


94 – Quem cortou e queimou o ídolo de sua mãe?
R: 2 Crônicas 15: 16

95 – Onde encontramos o mais antigo relato de um homem se barbeando?
R: Gênesis 41: 14

96 – Quando cada homem em Judá foi conscrito, sem exceção, para o trabalho?
R: 1 Reis 15: 22

97 – Onde encontramos o mais antigo exemplo de um esnobe?
R: Gênesis 24: 29 – 31

98 – Onde lemos de um homem guardando o seu salário em um saco furado?
R: Ageu 1: 6

99 – Qual o animal que é a obra prima dos caminhos de Jesus?
R: Jó 40: 19

100 – Que tipo de homem é aquele de quem se diz que fala com seus pés?
R: Provérbios 6: 13

101 – Onde a bíblia faz menção a gordura?
R: Salmos 119: 70

102 – Onde se encontra a profecia segundo a qual as arvores bateram palmas?
R: Isaias 55: 12

103 – Quem enganou um rei fazendo-se passar por um louco?
R: 1 Samuel 21: 12 – 15

104 – Onde somos advertidos para não pormos os pés muitas vezes na casa do vizinho?
R: Provérbios 25: 17

105 – De todos os lugares mencionados nas Escrituras, qual é o que tem nome mais longo?
R: 1 Samuel 23: 28

106 – Qual é o nome que ocorre mais freqüentemente nas escrituras?
R: Davi

107 – Onde lemos que o trigo vale 3 vezes mais que a cevada?
R: Apocalipse 6: 6

108 – Qual é o rei que andou no meio de pedras afogueadas?
R: Ezequiel 28: 12 – 14

109 – Quem se casou com a filha de um deus estranho?
R: Ml 2: 11

110 – Onde se menciona a ruga como evidencia de sofrimento?
R: Jó 16: 8

111 – Quando um egípcio faminto conduziu á vitória um bando de soldados hebreus?
R: 1 Samuel 30: 11 – 20

112 – Quando um homem restituiu 1.100 moedas de pratas que ele roubara de sua própria mãe?
Juizes 17: 1 – 4

113 – Qual o livro da Bíblia que omite o nome de Deus?
R: Ester

114 – Qual a mulher que aparece na Bíblia como a que teve mais filhos?
R: Marcos 6: 3

115 – Onde lemos de cães mudos que não podem ladrar?
R: Isaias 56: 10

116 - Qual foi o homem que o Senhor quis matar quando o encontrou em uma estalagem?
R: Êxodo 4: 24

117 – Qual é o versículo que fala de prata, ferro, estanho e chumbo?
R: Ezequiel 27: 12

118 – Qual foi o líder vitorioso que se recusou a ser rei de Israel?
R: Juizes 8: 22 – 23

119 – De que é feita a face comparada a um relâmpago?
R: Mateus 28: 3

120 – Qual foi o iníquo que recebeu 70 peças de prata do templo de um ídolo pagão?
R: Juizes 9: 4 – 46

121 – Quem declarou que o dia da morte do homem é melhor do que a do seu nascimento?
R: Eclesiastes 7: 1

122 – quando um soldado, por haver tomado uma cidade, recebeu por saldo uma jovem para ser sua esposa?
R: Juizes 1: 12 – 13

123 – Quem convidou seus irmãos para uma festa, com a intenção de assassinar um deles?
R: 2 Samuel 13: 23 – 33

124 – Quem foi o profeta acusado de conspirar contra o rei?
R: Amos 7: 10

125 – Onde os homens são descritos chegando ao fim de sua sabedoria?
R: Salmos 107: 27

126 – Qual foi o profeta que viu satanás de Perto?
R: Zacarias 3: 1

127 – Quando uma sábia mulher se disfarçou de viúva?
R: 2 Samuel 14: 1 – 6

128 – Quem, no Novo Testamento, foi sepultado em uma caverna?
R: João 11: 17 – 38

129 – Quem humilhou os mensageiros do rei raspando-lhes metade da barba?
R: 2 Samuel 10: 4 – 5

130 – Onde nos fala a Bíblia de cálculos de um construtor?
R: Lucas 14: 28

131 – Quem encontrou fontes termais no deserto, quando apascentava as jumentas do seu pai?
R: Gênesis 36: 24

132 – Quem fala de Cristo como príncipe da vida?
R: Atos 3: 15

133 – Quando nos é dito que aquele que comprava ou vendia deveria ter um número, nome ou marca?
R: Apocalipse 13: 17

134 – Quem ofereceu sacrifício sobre o monte Pisga?
R: Números 23: 14

135 – Quantas vezes nosso Senhor se descreve mesmo como o último?
R: Apocalipse 1: 17; 2: 8; 22: 13

136 – A quem se ordenou ferver ossos dentro de uma panela?
R: Ezequiel 24: 3 – 5

137 – Onde se lê que houve guerra no céu?
R: Apocalipse 12: 7

138 – Onde é descrita uma mulher cortando as unhas?
R: Deuteronômio 21: 12

139 – Qual foi o rei de Israel que teve o mais curto reinado?
R: 2 Reis 15: 13 – 14

140 – Quando um príncipe recusou por longo tempo lavar suas vestes?
R: 2 Samuel 19: 24

141 – Qual o Salmo que se diz ser escrito por Moises?
R: Salmo 90

142 – O que era Gálbano?
R: Êxodo 30: 34

143 – Quem disse: “Tudo quanto o homem tem dará por sua vida?
R: Jó 2: 4

144 – Quem na Bíblia é a única pessoa descrita usando toalha?
R: João 13: 4 – 5

145 – Onde as Escrituras mencionam “diademas de mulheres”.
R: Isaias 3: 20

146 – Qual foi o profeta que comparou o rei do Egito a um leão?
R: Ezequiel 32: 2

147 – Onde lemos sobre um antílope na rede?
R: Isaias 51: 20

148 – Onde fala na Bíblia de um credor tomando a cama debaixo do devedor?
R: Provérbios 22: 27

149 – Onde o Velho Testamento fala de uma mulher alvoroçada?
R: Provérbios 7: 11

150 – Qual foi a mulher que disse: “Deus me deu uma boa dádiva”?
R: Gênesis 30: 20

Um comentário: