quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

ESTUDO: ORAÇÃO

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APOSTILA 4 – PRINCÍPIOS CRISTÃOS
AULA 1 – PRINCÍPIO BÍBLICO DA ORAÇÃO
1) CONCEITO DE ORAÇÃO:
Uma aproximação da pessoa a Deus por meio de palavras ou do pensamento, em particular ou em
público. Inclui confissão (Sl 51), adoração (Sl 95.6-9; Ap 11.17), comunhão (Sl 103.1-8), gratidão (1Tm
2.1), petição pessoal (2Co 12.8) e intercessão pelos outros (Rm 10.1).
Para ser atendida, a oração requer purificação (Sl 66.18), fé (Hb 11.6), vida em união com Cristo
(Jo 15.7), submissão à vontade de Deus (1Jo 5.14-15; Mc 14.32-36), direção do Espírito Santo (Jd 20),
espírito de perdão (Mt 6.12) e relacionamento correto com as pessoas (1Pe 3.7).
A oração é o nosso jeito de falar com Deus; no dicionário é descrita como súplica ou rogo.
A oração a um falso deus ou a falsos deuses é uma característica de muitas religiões, mas aqui
nós vamos focar no ensinamento bíblico sobre a oração e a suas implicações, pois através da oração
nós descobrimos a vontade de Deus. A oração deve ser uma parte vital na vida de todo cristão.
2) OS ELEMENTOS DA ORAÇÃO:
As orações estão relacionadas com Petição, Conversão, Confissão, Mover do Espírito
Santo, Jejum e o IDE do Senhor. Há vários elementos na oração.
* A adoração envolve o reconhecimento de quem é Deus e o que ele faz.
É dando glória a Deus, não no sentido de adicionar a sua glória, mas de bom grado reconhecer
Deus como Deus. Quando a bondade de Deus é reconhecida, então ela é de graças ou gratidão.
* A gratidão pode ser pela vida em si, pelo uso e beleza do universo físico, por Cristo e seus
benefícios (2 Coríntios 9:15), ou por respostas a orações específicas.
* A confissão de pecado reconhece a santidade de Deus e a sua autoridade moral suprema.
* As petições são orações para o que esta orando.
* A intercessão, que é a oração pelos outros.
A escritura nunca considera a oração por uma pessoa imprópria. A oração pelos outros é uma
expressão óbvia de amor pelo próximo, o que é fundamental na ética bíblica. No Dicionário, oração é
uma súplica religiosa. Na Bíblia, Orar é aproximar-se de Deus por palavras ou pensamento, a sós, ou
em público. Orar é uma conversa nos 2 sentidos; falamos com Deus e Ele, conosco.
* A razão para orarmos deve ser principalmente termos comunhão com Deus e não apenas irmos
em sua presença pedirmos as coisas.
* A Comunhão, que é ter algo em comum. Ter comunhão com Deus consiste em: • Passar tempo
a ler e meditar na Palavra de Deus p/conhecer a sua vontade;• louvar a Deus pelo que Ele é; • Passar
tempo a ouvir a Deus e receber sua orientação para a vida.
3) ORAÇÃO X REZA:
ORAÇÃO:"súplica,discurso´-Surge registrado na língua portuguesa primeiro como oraçon
(sec.XIII). A palavra deriva do latim Oratio, seguida do sufixo - onis.Da mesma palavra latina surgem as
palavras "Oráculo, Oral e Orador".Oração significa "tornar oral (pela boca) a súplica da alma".
REZA: primeira referência também no século XIII. Vem do latim recitare.
Indo ao verbete "recitar" do mesmo dicionário, encontramos o seguinte verbete: Recitar - ler em
voz alta e clara, de origem latina na mesma palavra "recitare".
Esta, dá também origem às palavras "récita" (espetáculo teatral de aclamação), recital, recitador,
recitação. Reza significa "aclamar solene e teatralmente um texto". Simplificadamente, orar é tornar oral
a tua súplica e rezar é recitar. Assim como o Senhor condena a atitude ostentatória e teatral daqueles
que se colocam no templo em altos brados, ele também condena a atitude de repetição contínua de
palavras. Em ambos os casos, o Senhor está se referindo a recitação, costume dos gentios. (ver Mt 6).
OBSERVAÇÃO:
Devemos ter cuidado, pois poderemos rezar uma oração e orar uma reza.
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QUANDO É POSSÍVEL ORAR UMA REZA:
Se, por exemplo, uma pessoa pega uma reza ao divino espírito santo ou a Jesus ou a Deus e lê
aquele texto mas com o sentido voltado a Deus, com fé, meditando na realidade daquelas palavras e crê
que Deus estará ouvindo e que agirá, isso é oração e não apenas uma reza, se for anunciada sem
repetição e com um propósito a Deus.
QUANDO É POSSÍVEL REZAR UMA ORAÇÃO:
Se um pastor, padre ou cristão simplesmente falar uma oração costumeira, sem sentir a seriedade
de suas palavras, como por exemplo a bênção apostólica aos fiéis ou o Pai-nosso, e isso for uma prática
rotineira, mesmo diária, será tida como reza.
A mera repetição na vida da pessoa não constitui uma oração, pois não atinge o objetivo espiritual
de estar consciente falando com Deus, caso seja dita como mera obrigação ou costume ritual.
OBSERVAÇÃO :
Em nenhum lugar da Bíblia é encontrada a palavra rezar e sim, orar.
4) ORAÇÃO & CLAMOR:
CLAMAR: Proferir em alta voz, bradar, gritar, exclamar com veemência.
Enquanto oração é um termo identificador geral para a relação entre Deus e os homens, o clamor
é especificadamente algo emocional embora espiritual, mas sem uma reflexão profunda a respeito
daquilo que se deseja realizar. É um ato impulsionado pela alma, diferente de uma meditação ou
racionalização mental envolvendo o conhecimento de Deus.
CONCEITOS DA PALAVRA “CLAMOR” NO ANTIGO TESTAMENTO:
*
35476
tsa‘aq - chorar, gritar, chamar por ajuda em aflição ou necessidade, como gritaria, em voz
alta (em pesar) – (Gn.4:26);
*
498;:
shava‘ – gritar por ajuda (Jó. 24:12);
*
<7=>3
qara’ - chamar, gritar por socorro, o nome de Deus ou ler em voz alta, ler para si mesmo,
tomando a presença de Deus para si, como algo oficial, real e segura (2 Sm.6:2);
*
3?4A@
za‘aq - chamar, gritar, em necessidade, chorando para tentar juntar e unir (Os.8:2);
*
BDC7<
‘abal - cobrir-se de luto, lamentar (Jr. 12:11);
*
EGFH=
ranan - dar um grito retumbante (de alegria, exaltação, tristeza), como convocando alguém, a
receber exortação de sabedoria (Lm. 2:19);
*
I>=D6
tsarach - gritar, urrar, fazer um som claro ou estridente como bramir um grito de guerra
(Sf.1:14);
CONCEITOS DA PALAVRA “CLAMOR” NO NOVO TESTAMENTO:
*
JLKLMON
boao gritar de alegria ou de dor, com uma voz alta e forte, como quem implora (Mt. 3:3);
*
PRQSM7TUN
krazo - grito como de um corvo, berro, pedir por vingança (Rm.9:27);
*
VXW9N
epo - falar, dizer, expor o que se sente, para ser entendido (Lc.10:10);
*
YON.Z'VUN
- soar, emitir um som, como quem se dirige a alguém, interpelar, chamar por nome, numa
idéia de revelação (Lc.8:8);
5) ORAÇÃO & INVOCAÇÃO:
INVOCAÇÃO: Implorar a proteção ou auxílio de; chamar em seu socorro, na idéia de dirigir-se a
Deus, a fim de encontrá-lo. Enquanto oração é um termo identificador geral para a relação entre Deus e
os homens, a invocação é mais “educada e consciente” que o clamor, no sentido de que a invocação
aprimora, completando a oração. Onde se aproxima o suplicante do favorecedor, indicando uma
requisição de atendimento a Deus, mediante a lembrança da aliança do adorador servo que conhece e
se identifica com o Deus que conhece e busca.
CONCEITOS DA PALAVRA “INVOCAÇÃO” NO ANTIGO TESTAMENTO:
*
<7=>3
qara’ - chamar, gritar por socorro, o nome de Deus ou ler em voz alta, ler para si mesmo,
tomando a presença de Deus para si, como algo oficial, real e segura (2 Sm.6:2);
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*
3?4A@
za‘aq - chamar, gritar, em necessidade, chorando para tentar juntar e unir (Os.8:2);
CONCEITOS DA PALAVRA “INVOCAÇÃO” NO NOVO TESTAMENTO:
*
VXWO[\P]M9^LVXK'AM9[
epikaleomai – identificar, confiar, atribuir algo a alguém responsabilizar, requerer
para si mesmo um favor, recorrendo a Deus, como sua testemunha e juiz, pronunciando o nome de
Deus, numa explicação no fato de que orações dirigidas a Deus normalmente começam com uma
invocação do nome divino. (At.15:17);
*
KaZaK?AM7TUN
onomazo – nomear, proferir, fazer menção do nome de Deus (At.19:13);
6) ORAÇÃO & ROGO:
Enquanto oração é um termo identificador geral para a relação entre Deus e os homens, o rogo é
um pedido com insistência, denotando certeza de fé e perseverança.
CONCEITOS DA PALAVRA ROGO NO ANTIGO TESTAMENTO:
*
BDB]b
palal - Significando o homem intervir, interpor-se, mediar, julgar e interceder (1 Sm.12:19);
*
=]cD4
‘athar - Significa rogar, suplicar, pleitear, procedente de “ ‘Ether ‘’ - Eter =”
abundante”;ser/tornar abundante, multiplicar (Ex.8:8);
*
<7F
na’ – partícula primitiva de incitamento e súplica, que pode ser traduzida como: "Eu rogo",
"agora", ou "então", Eu rogo (nós rogamos), agora, por favor, usado em súplica ou exortação (Gn.18:3);
CONCEITOS DA PALAVRA ROGO NO NOVO TESTAMENTO:
*
daVXK?9M5[
deomai - carecer, necessitar; desejar, ansiar por pedir (Mt.9:38);
*
VQ'NfeM9N
erotao – questionar, pedir, requerer, implorar, suplicar (Lc.14:18);
*
WgM]QSM7P]M9^LVN
parakaleo - chamar para o (meu) lado, convocar, recorrer, apelar o que pode ser
feito por meio de exortação, solicitação, conforto, instrução, admoestar, exortar, rogar, solicitar, pedir,
esforçar-se por satisfazer de forma humilde e sem orgulho, consolar, encorajar e fortalecer pela
consolação, confortar, instruir, ensinar (At.24:4);
*
WDQSK?h9P7iZ'VUN
proskuneo - (significando beijar, como um cachorro que lambe a mão de seu
mestre); beijar a mão de alguém, em sinal de reverência; entre os orientais, especialmente os persas,
cair de joelhos e tocar o chão com a testa como uma expressão de profunda reverência.No NT, pelo
ajoelhar-se ou prostrar-se, prestar homenagem ou reverência a alguém, seja para expressar respeito ou
para suplicar, usado para reverência a pessoas e seres de posição superior (Mt.18:26);
*
^LVj'N
lego - dizer, falar, afirmar sobre, manter, ensinar, exortar, aconselhar, comandar, dirigir,
querer dizer, chamar pelo nome, chamar, nomear, mencionar (Jo.4:49);
*
VXW9N
epo verbo primário usado somente no passado definido - falar, dizer (Mc.9:18);
7) ORAÇÃO & SÚPLICA:
Enquanto oração é um termo identificador geral para a relação entre Deus e os homens,a súplica é
um pedido urgente,feito com humildade e reconhecimento a Deus.
CONCEITOS DA PALAVRA SÚPLICA NO ANTIGO TESTAMENTO:
*
klnm
chalah - ser ou tornar-se fraco, estar ou tornar-se doente, ser ou tornar-se adoentado,
estar ou tornar-se aflito, estar ou tornar-se triste; mostrar sinais de doença, aflição (Ml.1:9);
*
oUpm
chanan - ser gracioso, mostrar favor, ser misericordioso; mostrar favor, ser gracioso, buscar
favor, implorar favor ou ser ser repugnante (1 Rs.8:33);
*
oqp'm
chanan (aramaico) - mostrar favor, implorar favor (Dn. 6:11);
*
rts.u
baqash - buscar, requerer, desejar, requisitar, procurar para encontrar e para assegurar
(Et.4:8);
*
v>FHIRc
t@chinnah - favor, súplica, súplica de favor (1 Rs.8:28);
*
v>FH=
rinnah - grito retumbante, referindo-se a rogo, súplica ou júbilo (Sl.61:1);
*
Ew8;FHIDc
tachanuwn ou (fem.)
v>Fw8;FHIDc
tachanuwnah - súplica de favor ao homem ou a Deus
(Jó.41:3);
*
cD:.=]<
‘aresheth - (no sentido de querer possuir)- desejo, pedido (Sl. 21:2);
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*
xy{z
‘emer - declaração, discurso, palavra, dito, promessa, ordem (Pv.19:7);
CONCEITOS DA PALAVRA SÚPLICA NO NOVO TESTAMENTO:
*
W]QLK?h5Via|LK?AM9[
proseuchomai - oferecer orações, orar (Cl.4:3);
*
daVXK?9M5[
deomai - carecer, necessitar; desejar, ansiar por pedir (Rm.1:10);
*
WgM]QSM7P]M9^LVN
parakaleo - chamar para o (meu) lado, convocar, recorrer, apelar o que pode ser
feito por meio de exortação, solicitação, conforto, instrução, admoestar, exortar, rogar, solicitar, pedir,
esforçar-se por satisfazer de forma humilde e sem orgulho, consolar, encorajar, fortalecer, consolar,
confortar, instruir, ensinar (Mc.7:32);
*
W7M}QSM9[\e~VXK?AM9[
paraiteomai - pedir, suplicar para estar próximo de alguém; obter, pedir ou impedir
pela súplica ou procurar impedir, como alguém desculpando-se por não aceitar um convite para uma
festa de casamento (Hb.12:19);
*
M9[GeVN
aiteo - pedir, rogar, suplicar, desejar, requerer (At.7:46);
*
daV€9h5[‚
deesis - necessidade, indigência, falta, privação penúria, o ato de pedir, petição, súplica,
pedido a Deus ou a um ser humano (Rm.10:1);
*
[GPgVƒe€9Q'[GM
hiketeria – (idéia de aproximar-se para um benefício), como por exemplo, o ramo de
oliva, indicando pessoas em necessidade que se aproximavam de quem iriam implorar ajuda segurando
um ramo de oliva entrelaçado com lã branca e fitas para dar a entender que vieram como suplicantes
(Hb.5:7);
8) RELACIONANDO ORAÇÃO, CLAMOR, INVOCAÇÃO, ROGO E SÚPLICA:
Embora Deus atenda a oração, clamor, invocação, rogo, súplica e até rezas, dependendo da fé de
cada pessoa e da vontade de Deus, pois Ele faz o que lhe apraz e não estamos aqui limitando seu agir
ou julgando seus atos, como Criador e Mantenedor de todas as criaturas.
Na verdade, embora pareçam sinônimos, o sentido destas palavras se completam, qualificando e
dando sentido a um nível mais alto de envolvimento e comunhão com Deus.
A oração é um termo geral que indica uma relação de comunicação entre Deus e os homens, mas
quando é realizada como ato impulsionado pela alma aflita, altamente emocional, isso é clamor ou
oração mais emocional, impulsionada pela alma.Quando a oração é mais consciente e dirige-se a Deus,
na intenção de encontra-lo, raciocinando o próprio ato, isso é invocação ou oração mais racional,
efetivada pela mente, geralmente, rememorando ou falando as grandezas e promessas da
Palavra.Quando a oração é pedido com insistência, denotando certeza de fé e perseverança, isso é um
rogo, ou oração impulsionada pelo espírito do ser.Na verdade, quando o nosso clamor incita uma
invocação que leva a um rogo, isso se constitui numa súplica, que é um pedido urgente, feito com
humildade e reconhecimento a Deus, envolvendo a alma carente, a mente certa de suas razões e o
espírito persistente na busca e isso é o que mais agrada a Deus; uma oração plena.
9) ENTENDENDO A ORAÇÃO NO ANTIGO TESTAMENTO:
Adão e Eva, que foram feitos para ter comunhão com Deus, tinham um relacionamento íntimo com
ele (Gênesis 2:1-25 ; 3:8).
No entanto, quando o Senhor fez a sua aliança com Abraão (Gênesis 15), o relacionamento entre
os parceiros na aliança estava aberta de novo.
A oração de Abraão por Sodoma e Gomorra (Gênesis 18:23-33) é uma combinação de humildade
com persistência e um reconhecimento de sua própria pequinês e inferioridade quando comparado a
Deus. O mesmo poderia ser dito quanto a Jacó lutando contra o anjo em Peniel (Gênesis 32:22-31).
Mas, humildade e franqueza não podem ser confundidas com familiaridade.
A oração bíblica é caracterizada pela realidade que há uma distância entre o Criador e a criatura
por causa do pecado humano, transposto somente pela graça de Deus.
Nos tempos patriarcais a oração era sempre feita juntamente com sacrifício e obediência. Moisés
não era só o líder político de Israel, era também o seu mediador e intercessor apontado divinamente.
Ele repetidamente clama pelo nome do Senhor diante das incertezas humanas durante a jornada e
também diante da falta de fé e desobediência de seu povo.
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Clamar o nome do Senhor não é para ser visto como um encanto mas sim como uma lembrança a
Deus de quem ele se mostrou ser.
(No caso de Moisés, a revelação de Deus veio na presença de uma sarsa ardente).
Nessa revelação de si próprio, Deus fez promessas a seu povo, e em oração Moisés lembrava
Deus dessas promessas.
Moisés não era de maneira nenhuma, o único intercessor.
Arão, Samuel, Salomão e Ezequiel estavam entre aqueles que intercediam pelo seu povo.
Com a formação do sacerdócio e o estabelecimento do ritual de adoração do tabernáculo, a
adoração a Deus parece se caracterizar pela distância.
Há poucas indicações que as pessoas oravam a Deus pessoalmente, e - com exceção de
Deuteronômio 26:1-15 - não há nada falando sobre oração nas instruções sobre adoração dadas ao
povo. No entanto há indicação nos salmos que sacrifício e oração seriam feitos juntos (Salmos 50:7-15;
55:14). Muitos salmos são marcantes pela maneira em que perguntas pessoais são reconhecidas ou
mesmo discutidas com Deus até que a pessoa que estava orando chega a uma resolução final do
conflito através da oração (Salmo 73:1).
Os profetas eram homens que oravam, e parece que a Palavra de Deus vinha a eles através da
oração (Isaías 6:5-13; Jeremias 11:20-23).
O ministério de Jeremias era caracterizado por tempos de conflito e oração (Jeremias 18:19-23) e
por mais tempo tranqüilo de comunhão com Deus (Jeremias 10:23-25).
No exílio, com o estabelecimento da sinagoga, a oração corporativa se tornou um elemento na
adoração judaica. Depois do exílio havia uma ênfase na espontaneidade na oração (Neemias 2:4; 4:4).
DEFINIÇÃO DE ORAÇÃO NO ANTIGO TESTAMENTO:
Oração é o ato de rogar pela abundância de Deus, no seu Templo, adorando-o poética ou
liturgicamente, para ouvir o seu conselho ou segredo, solicitando restauração, por conversa familiar em
intimidade, estabelecendo alicerce de união conjuntamente entre o homem e o único Deus verdadeiro.
Ocorre para estabelecer o desígnio de sua vontade, onde o homem se curva, como que diante da
face do Pai Celestial, declinando-se, afastando-se do mal, esclarecendo e desobstruindo a sua relação
com Deus, mostrando sinais de volta, virando as costas ao pecado.(Conversão).
CONCEITOS DA PALAVRA ‘’ORAÇÃO’’ NO ANTIGO TESTAMENTO (Hebráico e Aramáico):
*
=]cD4
‘athar - Significa rogar, suplicar, pleitear, procedente de “ ‘Ether ‘’ - Eter =”
abundante”;ser/tornar abundante, multiplicar (Gn.25:21);
* ‘’
=D„]<
‘amar’ – Significa proferir, responder, fala ao coração, pensar, ordenar, prometer,
intencionar, ser chamado, vangloriar-se; declarar, afirmar (Gn.32:9);
*
v%B]b7c
t@phillah – Significa fazer ou ouvir na casa de Deus, em títulos de Salmos (referindo-se à
oração poética ou litúrgica) (2 Sm.7:27);
*
BDBRb
palal - Significando Deus intervir, interpor-se, mediar, julgar e interceder pelos que o
buscam. (2 Cr.33:13).
*
8;45C
ba‘uw (aramaico)- (Dn.6:13)- (aramaico)-petição, pedido (sempre na liturgia judia). (Dn.6:13)
- ‘’Ba’uw’’ vem de ‘’B@cowd@yah’’ - (aramaico), que vem de (Besodias = com o conselho de Javé ou
no segredo do Senhor), pai de um dos reparadores do muro de Jerusalém na época de Neemias.
B@cowd@yah, procede de 2 nomes:
1) cowd, significa concílio, conselho, assembléia ou círculo (conversa familiar) p/tomar conselho
(em si) ou confidencial, em intimidade com Deus, palavra originada de ‘’yacad’’- significa fundar, fixar,
estabelecer, lançar alicerce, começar, assentar-se juntos, reunir p/ estabelecer, designar, ordenar.
2) ‘’ Yahh ‘’- Ja (Javé forma reduzida),nome próprio do único Deus verdadeiro;vem de Y@hovah
ou Javé =’’ Aquele que existe’’. * ‘’ts@la’’’ - (aramaico) - orar no sentido de curvar; proveniente de ‘’
tsala‘ ‘’ - significa curvar, como coxear, ser manco ou coxo.
*
BD<9:
sha’al ou
B]<9:
sha’el – no sentido de indagação cuidadosa como quem quer muito saber
(Sl.122:6);
OBS:
…D†‡F‚b
paniym pl. (sempre como sing.) de um substantivo não utilizado
vDF‚b
paneh
(Jó:42:9) - Significa oração, mas noutro sentido:face;presença,pessoa, diante de Deus, na sua presença
como que diante da face do Pai Celestial.
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Palavra oriunda de ‘’panah’’ - virar em direção a Deus, declinar-se, olhando para trás para afastarse
do mal, tirar do caminho,esclarecer,desobstruir relação com Deus, retornando, mostrando sinais de
volta,virando costas ao pecado, sendo levado a voltar a Deus (Conversão).
10) ENTENDENDO A ORAÇÃO NO NOVO TESTAMENTO:
Os ensinamentos do Novo Testamento sobre oração são dominados pelo próprio exemplo e
ensinamento de Jesus Cristo.
A sua dependência do Pai se expressa em orações repetidas.
Os seus ensinamentos sobre oração, particularmente no sermão da montanha, contrastam com as
praticas judaicas da época.
A oração é uma expressão de desejo sincero.
Não é para informar a Deus sobre coisas que de outra maneira ele não saberia e a validade da
oração não é afetada pelo tamanho ou por repetições.
A oração privada é para ser discreta e secreta (Mateus 6:5-15).
As parábolas são outra fonte importante dos ensinamentos de Cristo, enfatizando a persistência na
oração (Lucas 18:1-8), a simplicidade e a humildade (Lucas 18:10-14) e a tenacidade (Lucas 11:5-8).
Uma terceira fonte de ensinamento é a oração do Senhor (Mateus 6:9-13).
Há, novamente, uma mistura de franqueza ("Pai nosso") e distância ("no céu, louvado seja o Seu
nome").
Os pedidos feitos na oração do Senhor são primeiramente direcionadas a Deus e depois as
necessidades dos discípulos.
Ocasionalmente, parece pelo ensinamento do Senhor, que tudo o que fosse pedido, sem restrição,
seria concedido.
Mas, tal ensinamento tem que ser entendido na luz dos ensinamentos gerais de Cristo sobre
oração ("Venha a nós o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu").
Cristo começou com isso quando o Espírito Santo, o Conselheiro, veio, os discípulos orariam ao
Pai no nome de Cristo (João 16:23-27).
Conseqüentemente, vemos que depois da vinda do Espírito no dia de Pentecostes, a igreja
primitiva é caracterizada pela oração (Atos 2:42) debaixo da liderança dos apóstolos (Atos 6:4).
A igreja louva a Deus pelo dom de seu Filho e de seu Espírito e pede a Deus em tempos de
dificuldade (Atos 4:24; 12:5, 12).
È nas escritas de Paulo que a teologia sobre oração é completamente desenvolvida.
O crente do Novo Testamento é um filho, não só um servo.
O Espírito que veio a igreja, como resultado da vitória de Cristo, é o Espírito de adoção,
possibilitando assim o que crê vir a Deus como Pai, com todas as suas necessidades.
Na cabeça dos apóstolos, o proeminente entre essas necessidades, estão um aprofundamento na
fé em Cristo, um amor por Deus e uma apreciação crescente do amor de Deus em retorno (Efésios 3:14-
19). A oração é uma parte da armadura do cristão contra ataques satânicos; o ministério efetivo da
Palavra de Deus depende das orações do povo de Deus (Efésios 6:18-19).
Os cristãos são encorajados a orar por todos os tipos de coisa com ação de graças (Filipenses 4:6)
para ficarem livres da ansiedade.
DEFINIÇÃO DE ORAÇÃO NO NOVO TESTAMENTO:
Orar é dirigir-se a Deus, desejando purificar-se e interceder por alguém, suplicando a Deus que
atenda sua necessidade, pela sua condição de servo e aliança com Jesus, pelo seu sangue derramado
no Calvário.Ocorre para iluminar a pessoa no encontro com Deus, de modo construtivo, tornando pronta
a pessoa para ser instrumento do objetivo do mestre, cumprindo plenamente a sua vontade;não é
subjulgar a carne.
CONCEITO DE ORAÇÃO NO NOVO TESTAMENTO (Grego):
* ‘’
WRQSK?h5ViS|a€
proseuche’’ - (Mt.17:21)- Oração dirigida a Deus, num lugar separado,sinagoga ou
ao ar livre,fora das cidades,às margens de rio ou litoral do mar, onde havia água para lavar as mãos
antes da oração.
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Vem de ‘’
ˆ]‰SŠ?‹5ŒUSŽLŠ?AO‘
prosechomai’’ - (Mt.11:24) - oferecer orações, orar, oriunda da preposição
‘’pros’’ - significa em benefício, perto, por, para, em direção a, com, com respeito a’ + ‘’
euchomai’’-que significa orar a Deus, de modo desejado, pedindo p/alguém. Œ'ŽLŠ?A9‘
* ‘’
daV€9h5[‚
deesis’’ - (Lc.1:13)-necessidade, indigência,falta,privação penúria, em ato de pedir,
petição, súplica a Deus ou a um ser humano.
Vem de ‘’
daVXK?9M5[
deomai’’ (At.10:2)- carecer,necessitar,desejar, ansiar ,pedir, suplicar. ‘’Deomai’’
vem de ‘’deo’’ - atar laço, prender, como obrigação de esposo, dever ou proibição de algo ilícito como
satanás, que prende mulher torta num demônio, como seu mensageiro, tomando posse da mulher e
privando-a de ficar reta.
* ‘’
VZSeVUiL’[G
enteuxis’’ - (1 Tm.4:5) - encontro, ato de reunir-se, como visitar ou conversa,
conferência ou conversação, p/petição ou súplica.
Vem de ‘’entugchano’’ - iluminar uma pessoa ou algo, encontrar, afetar uma pessoa ou algo; ir ao
ou encontrar uma pessoa, com o propósito de conversar, consultar, ou suplicar, pedir ou fazer
intercessões p/alguém.
‘’entugchano’’ vem de ‘’en’’ - prep.de lugar, tempo ou estado e instrumento (em,por,com etc)+
‘’tugchano’’ - idéia de tornar pronto ou deixar passar; efetuar ou atingir a marca, como alguém atirando
uma lança ou flecha até alcançar, chegar a, obter, adquirir, tornar-se mestre; ter a chance de encontrar
alguém ou que se apresenta sem ser solicitado, chance, pessoa comum ou normal em arriscar-se.
* ‘’
Via|a€
euche’’ - (Tg.5:15) - orar a Deus (voto);vem de ‘’euchomai’’- orar a Deus,desejando pedir
por alguém.
11) ANALISANDO AS DEFINIÇÕES DE ORAÇÃO NO ANTIGO TESTAMENTO (AT) EM RELAÇÃO
AO NOVO TESTAMENTO (NT):
O que muda na forma de oração entre o Antigo Testamento e o Novo testamento é que enquanto
no Antigo Testamento a oração era pessoal e estritamente voltada a uma purificação interior do homem,
temos, no Novo testamento, novos aspectos complementadores.
Temos a intercessão por alguém e a afirmação da sua posição alcançada por Jesus dando-nos
acesso pleno diante de Deus.
Há, ainda, a vontade construtiva da pessoa querer tornar-se pronta para ser instrumento do
objetivo do mestre, cumprindo plenamente a sua vontade.
A espiritualidade do Antigo testamento permanece, como a adoração e sujeição à Deus;o mais
importante é a mudança de postura em se olhar para o próximo, como Jesus olhou para nós, morrendo
na cruz, salvando-nos.
CARACTERÍSTICAS DA ORAÇÃO NO ANTIGO TESTAMENTO E NOVO TESTAMENTOS: (O
AT e o NT se complementam, dando um sentido pleno à oração!)
* A oração pode ser em prol de uma cura em outra pessoa (Gn.20:17; At.28:8);
* Podemos orar em qualquer local e em qualquer tempo (Gn.24:63; Sl.32:6; Sl.69:13; Jn.2:1;
Mc.6:46; Lc.9:28; At.10:9; At.16:13; At.16:25; At.21:5; 1 Tm.2:8);
* A oração insistente ao Senhor que ouve as orações, pode produzir bênçãos para outras
pessoas (Gn.25:21);
* Há pessoas, como o faraó, que pedem oração, mas não querem realmente servir a Deus
(Ex.8:28; At.8:24);
* Às vezes, precisamos nos afastar de determinados tipos de pessoas para podermos orar a
sós ao Senhor (Ex.8:29-30; Ex.10:18; Mt.14:23; Mt.26:36; Mc.1:35; Mc.6:46; Mc.14:32; Lc.5:16;
Lc.9:18; Lc.22:41; At.10:9);
* Há pessoas, como o faraó, que pedem oração por uma graça, condicionando suas ações,
mesmo sem temor a Deus (Ex.9:28);
* Há pessoas, como o faraó, persistentes no erro e que pedem oração para que seus
pecados sejam perdoados, mas não querem se converter a Deus (Ex.10:17);
* Oração implica em sermos provados se obedecemos os estatutos e ordenanças de Deus
(Ex.15:25);
* A oração de um servo fiel pode impedir e abrandar a ira de Deus derramada em meio a um
povo desobediente (Nm.11:2; Jó. 42:8);
* Mesmo criticado pelo povo, o bom líder deve orar para que Deus os abençõe (Nm.21:7);
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* Os ministros de Deus devem orar por si mesmos e pelos seus ministros subordinados
para que a bênção de Deus alcance a todos (Dt.9:20);
* A oração implica em reconhecer o Senhorio e o poderio de Deus, bem como reconhecer
sua herança para conosco, sua grandeza e seu livramento (Dt.9:26; Dn.9:4);
* A oração pode implicar em um desejo de ser agraciado com a visita de um servo de Deus e
o ensino das coisas de Deus, no desejo de aprender e agir conforme a revelação de sua Palavra
(Jz.13:8);
* A oração pode vir acompanhada de muito choro pela amargura da alma, diante de Deus (1
Sm.1:10; 2 Cr.33:12; Ed.10:1; 2 Rs.20:5; Sl.39:12; Is.38:5; Lc.22:44;Hb.5:7);
* Quando perseveramos em oração perante o Senhor, Deus faz com que sejamos notados
por alguém em nosso favor (1 Sm.1:12; At.9:11);
* Há orações que são realizadas pelo sacerdote em prol e em conjunto com membro(s) da
sua comunidade para buscarem a presença e a bênção de Deus (1 Sm.1:26; Lc.1:10);
* A oração é um pedido e pode ser feita no intuito de acabar com a esterilidade materna (1
Sm.17; Lc.1:13);
* A oração pode ser acompanhada por um sentimento de exultação e exaltação a a Deus
pela graça alcançada e pela alegria de sua salvação (1 Sm.2:1; Ne.11:17; 2 Co.9:14; Ef.1:16; Cl.1:3);
* O ministro deve orar pela congregação para que esta esteja vigilante (Mizpá=torre de vigia)
– (1 Sm.7:5; Ne.4:9; Mt.24:20; Mt.26:41; Mc.13:18; Mc.13:33; Mc.14:38; Lc.21:36; Ef.6:18; 1 Pe. 4:7);
* Há momentos em que nos resta apenas orarmos a Deus entregando a vida de pessoas que
pedem coisas erradas a Deus (1 Sm.8:6; 1 Jo.5:16);
* Deixar de orar pelas pessoas e deixar de ensinar o caminho bom e direito da verdade a
quem precise é pecado (1 Sm.12:23; Mt.19:13-14);
* Há aqueles que não querem orar a Deus, por constrangimento pessoal, mas que querem
sacrificar a Ele e desejam, mesmo assim, serem atendidos em suas petições (1 Sm.13:12);
* Quando Deus se revela aos seus servos, estes se animam a orar cada vez mais (2 Sm.
7:27);
* A oração envolve um pedido a Deus, diante dEle, em atitude de servo (1 Rs.8:28);
* A oração envolve o conhecimento do nome do Senhor, denotando comunhão (1 Rs.8:29; 1
Rs.8:42);
* Deus ouve a oração individual e grupal, pois habita nos céus e perdoa seu povo, ao
suplicarem sua atenção (1 Rs.8:30; 2 Cr.6:39);
* Oração implica em conversão e confissão de pecados em atitude de arrependimento
perante o Senhor (1 Rs.8:33; 2 Cr.6:24; Ne.1:6; Dn.9:20; At.8:22);
* Pela oração, os céus podem ser abertos e as chuvas podem ser derramadas e o perdão de
Deus pode ser liberado (1 Rs.8:35; 2 Cr.6:26; Tg.5:17-18);
* Orar é conhecer a chaga do próprio coração e estender as mãos a Deus (1 Rs.8:38; 2
Cr.6:29);
* Oração implica em envio, eleição e edificação diante de Deus (1 Rs.8:44);
* Oração implica em Deus derramar sua justiça sobre a terra (1 Rs.8:45; 1 Rs.8:49; 2 Cr.6:35);
* Oração implica em conversão diante de Deus que opera libertação (1 Rs.8:48; 2 Cr.6:38);
* Podemos orar de joelhos, com as mãos estendidas, diante do altar de Deus (1 Rs.8:54;
Dn.6:10; Lc.22:41; At.9:40; At.21:5; 1 Tm.2:8);
* A oração implica no ouvir de Deus e sua resposta, trazendo edificação e santificação
perante o conhecimento do nome do Senhor (1 Rs.9:3; 2 Cr.6:20; 2 Cr.6:40);
* A oração também implica em ferir de cegueira espiritual os inimigos dos projetos divinos
(2 Rs.6:18);
* A oração implica em declarar diante de Deus o conhecimento de sua majestade através da
sua Palavra (2 Rs.19:15);
* A oração pode ser feita, com o rosto virado para uma parede – Implica no sentido de ter a
mente fria, numa procura de acalmar-se (2 Rs.20:2; Is.38:2);
* A oração envolve a revelação de Deus, em atitude de edificação pela confiança da
presença de Deus (1 Cr.17:25);
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* A oração é o atendimento ao servo que suplica em clamor a Deus, perante sua face (2
Cr.6:19; Sl.6:9; Sl.17:1; Sl.28:2; Sl. 55:1; Sl.61:1; Sl. 84:8; Sl.86:6; Sl. 88:2; Sl.88:13; Sl.102:1; Dn.6:11;
Dn.9:17; Fp.1:4; Fp.4:6; 2 Tm.1:3);
* A oração implica em se chegar a Deus, por amor, mesmo desconhecendo sua Palavra ou
sua face (2 Cr.6:32; 2 Cr.33:13);
* A oração implica em edificação, escolha, envio e guerra espiritual (2 Cr.6:34; Rm.15:30;
Cl.4:12);
* A oração de um servo fiel implica na revelação de Deus, como arrebatamento de sentidos
ou visão, no conhecimento de sua vontade envolvendo escolha e sacrifício agradável a Deus (2
Rs.6:17; 2 Cr.7:12; At.10:9; At.11:5; At.22:17);
* A oração implica em ser povo de Deus, chamar pelo seu nome, humilhação e buscar
perante sua face e conversão dos maus caminhos para que Deus ouça, perdoe e sare os
corações (2 Cr.7:14; 2 Cr.33:12; 2 Cr.33:19; Sl.5:2; Tg.5:16);
* O tempo da oração sempre é o tempo presente e imediato (2 Cr.7:15);
* A oração implica em purificação, comunhão, bondade e perdão, bem como preparação
para buscar a Deus, procurando ser seu santuário, à despeito de seus muitos pecados (2
Cr.30:18-19; Is.19:22);
* A oração implica em sacerdócio, atitude de se erguer para abençoar o povo, proclamando
em alta voz, para que Deus, dos céus, derrame sua graça (2 Cr.30:27);
* A oração pode ser um protesto conjunto de dois ou mais servos de Deus. contra qualquer
evento contrário à santidade de Deus, sua Palavra e sua Obra (2 Cr.32:19-20);
* A oração pode ser conjunta com outros servos para buscarem a Deus (Lc.9:28;
At.3:1;At.12:12);
* A oração de um servo fiel pode resultar num sinal de Deus, em livramento de morte (2
Cr.32:24; Sl.64:1; Is.38:5);
* A oração envolve atos e palavras (2 Cr.33:18; Sl. 54:2);
* A oração envolve sacrifícios e deve ser feita também em prol dos que estão governando
vidas (Ed.6:10);
* A oração pode ser acompanhada de Jejum em suas petições (Ed.8:23; Ne.1:4; Sl.35:13;
Dn.9:3; Mt.17:21; Mc.9:39; Lc.2:37; Lc.5:33; At.10:30; At.13:3; At.14:23; At.20:36; 1 Co.7:5);
* Oração envolve temor e desejo de prosperidade e graça divinas (Ne.1:11);
* Oração envolve pedir sabedoria e direção a Deus para tomar decisões importantes (Ne.2:4;
At.1:24; At.14:23);
* Oração implica em pureza e atitude de não-violência (Jó.16:17);
* Há pessoas que não querem saber de orar e nem de Deus (Jó.21:15);
* Oração pode envolver algo prometido a Deus em aprovação (Jó.22:27);
* Oração implica em agradecimento, júbilo, restituição, misericórdia e justiça (Jó.33:26;
Sl.4:1; Sl.66:20);
* Oração implica na ação de Deus em transformação e prosperidade (Jó.42:10);
* A oração pode ser feita de madrugada, de dia e de noite, à noite toda, pela manhã, de dia, à
tarde, ao meio-dia, de noite, três vezes ao dia (Sl.5:3; Sl.42:8; Sl.55:17; Sl.88:13; Dn.6:10; Lc.6:12; 1
Ts.3:10);
* A oração pode ser feita cantada (Sl. 42:8; At.16:25);
* Todas as pessoas são carentes de orarem a Deus (Sl. 65:2; 1 Tm.2:1);
* Oração implica em testemunho da verdade (Sl.66:19; Sl.69:13; Sl. 143:1);
* Oração implica em continuidade de atitude (Sl.72:15; Mt.26:42; Mt.26:44; Mc.14:39; Lc.18:1;
At.1:14; At.2:42; At.6:4; At.10:2; At.12:5; Rm.12:12; Ef.6:18; Cl.1:9; Cl.4:2; 1 Ts.1:2; 1 Ts.3:10; 1 Ts.5:17;
1 Tm.5:5; 2 Tm.1:3; Fm.1:4);
* Oração tem o seu tempo de acabar (Sl. 72:20);
* Deus pode se indignar contra a oração de pessoas (Sl.80:4; Sl.109:7; Pv.15:29; Pv.28:9;
Is.1:15; Jr.7:16; Jr.11:14; Lm.3:8; Lm.3:44);
* Deus atende as orações das pessoas que só nEle confiam (Sl.102:17; Mt.21:22; Mc.11:24; 1
Tm.5:5);
* Oração pode resultar em bênçãos materiais e espirituais ao mesmo tempo (Sl. 105:40);
* Oração em amar aos inimigos (Sl.109:4; Sl. 141:5; Mt.5:44);
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* Temos que orar pela paz de Jerusalém (Sl. 122:6; Rm.10:1);
* Oração é como incenso de sacrifício que sobe às narinas de Deus (Sl. 141:2; Lc.1:10;
Ap.5:8; Ap.8:3-4);
* Deus se agrada da oração dos que agem retamente (Pv.15:8; 1 Pe.3:12);
* Há quem ore a outros falsos deuses em seus falsos santuários (Is.16:12);
* A oração pode ser secreta (2 Rs.4:33; Is. 26:16; Mt.6:5-6; At.9:40);
* A oração pode proceder como resultado da correção de Deus (Is.26:16);
* A oração envolve aceitação do altar (representando a vida pessoal como casa de oração)
diante do Senhor (Is.56:7);
* Devemos orar pela paz da cidade aonde estivermos (Jr.29:7);
* Orar é invocar a Deus e fazer sua vontade (Jr.29:12);
* Devemos orar depois de termos realizado negócios, confessando a majestade de Deus e a
realidade apresentada (Jr.32:16-25);
* Oração implica em interceder a Deus e declarar às pessoas, sua vontade, através de sua
Palavra (Jr.42:4);
* A oração de um servo fiel a Deus atrai seus anjos com a resposta (Dn.9:21-23; Lc.1:13;
At.10:4; At.10:31; Ap.5:8; Ap.8:3);
* A oração consiste em considerar a Palavra e entender a visão de Deus (Dn.9:23);
* A oração implica em lembrar-se do Senhor (Jn.2:7);
* Há quem ore a Deus, irado, contra sua vontade (Jn.4:2);
* Orações não devem ser meras repetições de palavras (Mt.6:7);
* O modelo de oração que Jesus deixou (Mt.6:9-13; Lc.11:2);
* A oração está envolvida na expulsão de demônios (Mt.17:21; At.16:16);
* A oração está relacionada com a imposição de mãos (Mt.19:13; At.6:6; At.13:3; At.28:8);
* O templo é um lugar para orar (Is.56:7; Mt.21:13; Mc.11:17; Lc.19:46);
* Há pessoas hipócritas que exploram a boa fé das ingênuas, por pretexto de longas
orações nas casas (Mt. 23:14; Mc.12:40; Lc.20:47);
* A oração pode ser feita se prostrando em terra (Mt.26:39; Mc.14:35);
* Na oração, devemos pedir que Deus faça sua vontade (Mt. 26:39; Mt.26:42; Mc.14:35;
Jo.9:31; 2 Co.12:7-9; Cl.1:9);
* Mesmo tendo fé, há orações que não devem ser feitas (Mt. 26:53);
* A oração envolve perdoar os ofensores (Mc.11:25);
* A oração abre os céus (Lc.3:21);
* Devemos orar pelos nossos opositores (Lc.6:28);
* A oração está relacionada com a não-maledicência dos lábios (Lc.6:28);
* A oração envolve questionamento e testemunho (Lc.9:18; Lc.22:46);
* A oração está envolvida com o brilho de Deus no rosto (Lc.9:29);
* Devemos pedir a Deus que nos ensine a orar (Lc.11:1);
* A oração é um dever do Cristão (Lc.18:1);
* Há diferença no comportamento entre as pessoas que oram (Lc.18:10-14);
* Há quem ore exaltado, denegrindo os outros (Lc.18:11);
* A oração fortalece contra a tentação (Lc. 22:40; Lc.22:46);
* A oração está relacionada ao desejo de ter proximidade com as pessoas (Lc.22:45; At.1:14;
At.2:42; Rm.1:10);
* A oração está relacionada com a doutrina (At.2:42; At.6:4; 1 Tm.4;5);
* A oração está relacionada com a ousadia em anunciar o Evangelho (At. 4:31; At.16:13;
At.16:25; Cl.4:3);
* A oração está relacionada ao derramar do Espírito Santo (2 Cr.7:1; At.4:31; At.8:15; Fp.1:19;
Jd.1:20);
* A oração está relacionada com temor, piedade e doação (At.10:2-4);
* A igreja deve orar pelos seus líderes (At.12:5; 2 Co.1:11; 1 Ts.5:25; Hb.13:18);
* A oração pode ser realizada na casa de irmãos (At.12:12);
* A oração pode ser influenciada por costumes (1 Co.11:4-13);
* Há orações compreensíveis à mente e espirituais, em língua estranha (1 Co.14:13-15);
* Devemos orar pelo alimento (1 Tm.4:4-5);
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* A oração implica em prestar a hospitalidade (Fm.1:22);
* A oração é a resposta para as aflições da alma (Tg.5:13);
* A oração envolve a unção aos enfermos com óleo (Tg.5:14-15);
* As orações podem ser impedidas de serem atendidas (1 Pe.3:7);
12) POR QUE ORAR SE DEUS NOS CONHECE?
Geralmente oramos quando precisamos de uma bênção, estamos em aperto, passando por
dificuldades, mas não mantemos comunhão com o Senhor.
Isso acontece porque não queremos abrir mão de algumas coisas nas nossas vidas e preferimos
“idolatrar vasos”.
Somos ouvidos e devemos ter intimidade com Deus. Ele quer ter diálogo conosco,envolvendo
amizade. Ao orarmos com fé, Deus age (Sl.55:17;1 Jo.5:14-15). Deus quer que mudemos a nós
mesmos, pela oração.
13) MOTIVOS PARA ORAR A DEUS:
a) Para que cresçamos em comunhão pessoal com Ele e o conheçamos;
b)Para que aprendamos a depender dEle, humilhando-nos diante dEle e
c) para que tenhamos o privilégio de sermos seu instrumento p/sua obra.
d) Ele é único Deus e mediador: (Mc.12:29; Jo.17:3; Rm.16:27; 1 Tm.1:17; 1 Tm.6:15; Hb.10:12;
Jd.1:15;
OBSERVAÇÃO: Não adianta orar pelos mortos porque após a morte segue-se o juizo (Hb.9:27)
14) PERIGO EXISTENTE NAS ORAÇÕES MODERNAS:
O PROBLEMA ATUAL EM MUITAS IGREJAS:
Infelizmente, a oração em muitas igrejas tem sido apenas rezas de palavras repetidas sem amor e
o “fogo” da alma, sem a meditação racional da verdade espiritual que nos cerca, revelada na Palavra de
Deus.
Pela falta de um discipulado eficaz, quase não há conhecimento suficiente para se invocar a Deus,
de maneira plena e nem insistência em certeza de fé, fazendo quase inexistir a súplica, que agrada a
Deus.
O imediatismo, o oportunismo, o mercantilismo, o movimento de confissão positiva que quer
determinar, mas não quer suplicar, têm contaminado muitas igrejas e aonde não há o espírito de Cristo,
só o do anti-cristo, levando vidas a engodos e males.
Muitos pensam na oração como meio mais rápido de se obter o que se quer, desprezando a
comunhão com Deus.
Há uma mudança de valores, onde se ora apenas para alcançar coisas, se obter felicidade
imediata e se livrar da dor.
Às vezes, são pedidos egoistas e pedidos que não nos farão bem e ainda ficamos chateados com
a demora de Deus que muitas vezes ocorre.
Em seu amor e infinita sabedoria, Deus pode dizer não aos nossos pedidos (Rm.9:20) e ainda
assim devemos dizer “bendito seja Deus que não responde orações que não devem ser respondidas”.
Outros “deuses” são falsos; falsos profetas enganam os desavisados: (Zc.10:2; Mt.7:15; Mt.24:11;
Mt.24:24; Mc.13:22; 2 Co.11:13; 2 Pe.2:1; 1 Jo.4:1; Gl.1:8-9).
15) O QUE TOCA O CORAÇÃO DE DEUS NUMA ORAÇÃO A ELE:
a)a justiça mediante a fé;
b) a intimidade de um amigo;
c)a adoração; a oração traz resultados (Tg.5:16) e Deus revela a solução de nossos problemas
(Fl.4:19), pois Deus sabe se o que há no nosso coração é importante para nós.
16) MOTIVOS QUE IMPEDEM OS CRISTÃOS DE ORAR:
a) Têm amor morno por Deus: (Ap.2:4)-Deixaram a disciplina de manter comunhão com Deus.
Cristãos cujos corações não permanecem atraidos constantemente por Jesus é prova de falta de
intimidade com Ele.
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b) Perseveram somente nas suas prioridades: Buscar a Jesus se torna menos importante que
outras atividades, como renda, carreira, segurança, prazer e família. Deus deseja nosso tempo de
qualidade, sem pressa ou correria, como prioridade.
c) Aprenderam a viver sem oração: Acham que o que Deus requer é ir à igreja, adorare ouvir
pregação, vivendo confortavelmente, até realizando grandes obras, sem contudo, conhecerem a Deus,
pela oração.
d) Não crêm que Deus ouça suas preces - Com o tempo, se desencorajam e desistem, achando
que não têm fé suficiente ou que não funciona.(Como acusando a Deus por abandoná-los).
17) MOTIVOS QUE IMPEDEM NOSSAS ORAÇÕES SEREM RESPONDIDAS:
Porque:
a) Não oramos-(1 Tess.5:17)-É mais fácil pedir e não ter rotina de oração (quem não ora por si,
não ora p/outros);
b) Não fazemos a vontade de Deus (1 Jo.3:22)-Temos que estar nela;
c) Não praticamos a Palavra de Deus (Tg.1:22)-A Bíblia não é para ser somente lida, mas
praticada.
d) Temos conflitos não resolvidos em nossos relacionamentos: (1 Pe.3:8-12)-Temos que
resolver os problemas sejam familiares ou religiosos.
A falta de perdão, aceitação e compreensão são brechas para o diabo agir e impedir nossas
orações a Deus.
e) Não ajudamos os irmãos (Pv.21:13) - Não queremos levar as cargas uns dos outros.
f) Satisfazemos nosso ego (bem-estar,vaidade e egoismo-Tg.4:3);
g) Idolatramos (amor ao mundo, profissão, status, namoro, futebol-Dt.32:16-17; 1 Co.10:20;
Ez.14:3-4;Mt.6:24);
h) Somos avarentos (não clama,nem contribui e assim,não é ouvido-Pv.21:23; Lc.6:38; Tg.2:15-
16;Ml.3:10);
i) Não perdoamos:
* (condição para Deus abençoar(Cl.3:13;Mc.11:25-26); falta de perdão, gera bloqueio das
promessas de Deus(Mt.5:23-24); satanás nos alcança(2 Co.2:10,11); nos mantêm escravos de
sentimentos malignos atormentadores (amargura, rejeição, ressentimento, mágoa,
ira,contenda,dissensão, vingança, justiça própria, etc.).
Temos que perdoar sem limites (Mt.18:22); como Deus perdoa (Is.43:25; Mq.7:18; Sl.103:12) pois
amor cobre muitos pecados (1 Pe.4:8;Rm.6:14-18).
j) Temos problemas conjugais (1 Pe.3:7;Gn.1:28;Gn.2:15);
k) Há incredulidade: Deus não responde a incrédulos (Hb.11:6;Tg.1:6-7);
l) Há desobediência (Pv.28:9;Dt.1:42-45;1 Sm.14:37 e 28:6-7; Zc.7:13);
m) Há soberba (1 Pe.5:5;Jó.35:12);
n) Há pecados (Is.59:1-2; Jo.9:31; Hb.10:22; Mt.9:13; 2 Pe.3:9; Lc.13:3-5; Mt.9:13; 1 Jo.2:9;
Hb.8:10 e 12:12; 1 Jo.1:9)
18) CONDIÇÕES PARA ORAR:
a) Humildade (Sl.101:18; Tg.4;6; Ec.35:21; Sl.50:12); Contrição:(2 Cr.7:14);
b)Sinceridade: (Jr.29:13);
c) Fé (Mc.11:24);
d) Justiça (Tg.5:16);
e) Obediência (1 Jo.3:22);
f)Confiança (Tg.1:6; Sl.5:12; Sl.33:23; Sl.90:14; Ec.2:11; Sl.30:1; Sl.83:13; Sl.31:10;
Hb.4:16;Tg.1:5-8);
g) Perseverança (Lc.18:1;Lc.21:36; Ec.18:2; Cl.4:2; 1 Tm.2:8).
19) POSTURA AO ORAR:
a) Em pé (1 Rs.8:22;Lc.18:11;
b) Assentado (At.2:2);
c) Ajoelhado (Dn.6:10; Lc.22:41;Sl.95:6;Rm.14:11At.21:5);
d) Deitado (Is.38:2; Sl.4:4; Sl.16:6;
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e) Prostrado (Mt.26:39; Js.5:14);
f) Inclinado (Ex.4:31;12:27;34:8; 1 Rs.18:42);
g) Erguendo as mãos (Sl.134:2;Sl.63:4;1 Tm.2:1-8);
20) PERÍODO DA ORAÇÃO:
a) Pela manhã (Mc.1:35; Dn.6:10; Sl.55:17);
b)À Tarde (Dn.6:10; At.3:1; Sl.55:17;)
c) À Noite (Lc.6:12; Dn.6:10; Sl.55:17).
21) TIPOS DE ORAÇÃO:
• Oração de Arrependimento (Confissão ou Contrição) -2 Cr.6:27;1 Jo.1:9;
At.11:18;Jó.42:6;Ez.18:32;Mt.4:17;Lc.13:3,15:7;
• Oração da Fé por si mesmo (Petição) Pedir algo a Deus, com súplica, por nós mesmos (oração
pessoal)-Mc.11:24; Tg.4:3; 1 Tm.2:1; Lc.11:9; Jo.15:7; Fp.4:6;
• Oração de Ação de graças (Agradecimento) Cl.3:15;Cl.4:2;1 Tm.2:1-2;4:3,4; Ef.5:20; Fp.4:6; 2
Ts.1:3; Ap.7:12;
• Oração de Louvor (Pelo que Deus fez, fará e faz) - Sl.100:4; Sl.150:2,6;Sl.67:3; Hb.13:15;
At.2:47; Ap.5:12;19:5;
• Oração de Adoração (Pelo que Deus é) - Sl.29:2; Ap.7:11,12; Jo.4:24; Sl.89:9; Sl.93 todo;
• Oração de Consagração/dedicação (Lc.22:42; At.4:29;13:2; Mt.6:9-13) onde declaramo-nos
separados e entregues à vontade divina;
• Oração no Espírito (1 Co.14:2-4;14)-Depois do batismo no Espírito Santo, através do dom de
línguas, nosso espírito fala diretamente com Deus;
• Oração de Intercessão (2 Rs.24:2; Jr.25:4; Rm.8:26-27)-sobre alguém ou algum assunto;
• Oração de Concordância (Mt.18:18)-2 ou mais reunidos;
• Oração de Entrega de Problemas (Lc.23:46; At.4:34;1 Pe.5:7)-Depositar e esquecer o problema
aos pés de Jesus; (A oração por outras pessoas, também depende da fé delas.)
• Oração perdoadora (Mt.6:14,15);
22) NOVE PASSOS PARA RECEBER RESPOSTA À ORAÇÃO:
OBS:Não é algo mecânico, mas dinâmico no Espírito.
A melhor oração é dizer que não sabe orar e pedir a Deus que nos faça conhecer, fazer e
permanecer na sua Vontade:
• Decida e seja específico naquilo que quer de Deus; (Mc.10:46-52)
• Procure uma passagem bíblica que lhe prometa aquilo que quer pedir a Deus, visando aumentar
sua fé e não para impor ou exigir algo de Deus (Jr.1:12;1 Jo.5:15)
• Antes de pedir, medite nessas promessas;(Rm.10:17;Jo.15:7);
• Peça ao Pai, no nome de Jesus;(Jo.16:23)
• Entregue seu pedido na vontade de Deus;(1 Jo.5:14)
• Acredite que receberá a resposta no momento que orou;(Mc.11:24);
• Enquanto espera, pacientemente, no tempo de Deus; o louve e não murmure(Rm.4:17);
• Não duvide nem desanime; (Tg.1:6-7)
• Procure ser útil, fazendo algo para Deus, enquanto espera nEle. (Js.1:8;Jo.16:24).
Fazer por amor e não, interesse, agradecendo se Deus não quiser te atender, pois te ama e sabe o
que é melhor para você.Deus te chamou para crer e não para questionar o que você não entende, pois
os pensamentos de Deus são mais altos que os nossos.
23) MODO DA ORAR:
a) Individual Secreta (Mt.6:6);
b) Individual não secreta (At.9:11);
c) Pública: (Lc.3:21), podendo ser:
• Em grupo (At.16:26);
• Coletiva (At.2:42)-Vantagens da Oração Coletiva:
• Fortalece união do povo de Deus, multiplica a fé e tem garantia de resposta (Mt.21:22);
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24) ORAÇÕES PÚBLICAS:
a) Duração:
Edificar ou enfadar pessoas?
Há muitas repetições mal ouvidas.
Mas nem todos são movidos e empenhados à espiritualidade.
Muitas orações são longas.
É melhor desejar orar mais que p/ela acabe logo.
Às vezes se prolonga, com pouco a se dizer.
b) Pregando:
Oração deve confessar, pedir e adorar e não expressamente bíblica, como pregação.
c) Método:
Muito estudo,ofende à simplicidade;podemos aprender a orar mecanicamente, por hábito, mas não
se invoca, adora, confessa e se pede por hábito.Orações secas e formais não trazem prazer ou proveito
pois o espírito da oração é o fruto e o sinal do espírito de adoção.
d) Peculiaridades da Maneira de orar:
Não repetir palavras sem conexão com o sentido da oração, incitando uma reverência fria a
Deus(glorioso,...).Ter cuidado com o timbre e tom de voz, dependendo do local, como querendo incitar
“ter fogo”, mas na verdade confunde mais o ouvinte, nem falando baixo demais.
Podemos desagradar ouvintes com nossa maneira de entregar as orações a Deus.
e) Informalidade:
Temos que considerar sua glória, nossa condição e a importância do assunto tratado, para não
afetar o ar de seriedade e reverência.
25) COMO NEEMIAS OROU:
a)Adorou a Deus, reconhecendo sua exaltada posição Divina (Trindade)(1:5);
b) Pediu somente a Deus, com fé(Trindade)(1:6-7);
c)Reconheceu sua condição humilde, como pecador (1:8-10);
d) Firmou-se na promessa da Palavra, através da absoluta fidelidade de Deus (1:11);
e) Esteve disposto a servir o Senhor na sua vontade de abençoar os planos dos que,em
verdade,se chegam a Ele;
f)Intercedeu e ajudou outras pessoas.
26) TIPOS DE ORAÇÕES QUE A IGREJA NÃO DEVE FAZER:
a) Sem fé (Invalida a Palavra de Deus-Tg.1:6;
b) Sem humildade (revolta,afronta, desprezando a vontade de Deus, insultando-o e cega a mente
do crente, não discernindo o mal. (Mt.6:10; Rm.8:28);
c) Oração sem reverência (afasta a presença de Deus);
d) Oração sem temor: (falta a unção do Espírito Santo).
27) DEIXAR DE ORAR É PECADO:
Pecado de desobediência;de desprezo da alma para com Deus;
Convite a viver em incredulidade;
Perder a chave que abre o celeiro de Deus;
Maneira mais perfeita de afastar-se de Deus;
Deixar de abastecer a alma com o gozo do céu (1 Sm. 12:23; 1 Ts.5:17;Lc.18:1).
28) O QUE ACONTECE QUANDO A IGREJA NÃO ORA:
* O povo de Deus enfrenta seca (Mt.6:11);
* Muitos morrem prematuramente (2 Cr.16:12,13);
* A obra de Deus sofre e se debilita (2 Cr.7:14);
* A salvação de almas pode ser reduzida;
* As prioridades da igreja mudam (passatempos, piadas, tv, lazer...).
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29) O QUE ACONTECEU QUANDO A IGREJA PRIMITIVA OROU:
a) Aconteceu grande movimento (At.4:31):Na casa, moveu-se o lugar; nos corações dos crentes
foram cheios do E.Santo e na cidade, anunciavam com ousadia a Palavra de Deus;
b) Aconteceu um grande livramento (At.12:5-17)
A oração atraiu anjos, a oração imobilizou e cegou os guardas da prisão e abriu as portas do
cárcere;
c) Aconteceu um avivamento missionário
Eles serviam, jejuavam e oravam; o Senhor levantou os primeiros missionários e a Obra
missionária nunca mais terminou.
30) CONSIDERAÇÕES SOBRE ORAÇÃO:
a) Em nome de Jesus (Jo.16:23-26);
b) Primeira oração na Bíblia (Gn.4:26);
c) Deus ouve as orações (Sl.65:2);
d) Espírito Santo ajuda (Rm.8:26);
e) Temos ajuda de Jesus (Rm.8:34);
f)Nossas orações chegam aos céus (Ap.5:8);
g) Orações sobem p/Deus como incenso (Ap.8:34);
h)temos obrigação de orar (1 Cr.16:11; Mc.13:33);
i) Temos que orar em todo o tempo (Ef.6:18; 1 Ts.5:17);
j) Devemos orar toda no Espírito (Ef.6:18);
k) Resposta é prometida (Is.58:9; Lc.11:9);
l)Brevidade na oração (Ec.5:2; Mt.6:7).
31) RESULTADOS PRÁTICOS DA ORAÇÃO:
Conforme (Fp.4:6-7;Mt.7:7-8;Tg.5:16;Tg.4:2-3;1 Pe.3:7;Pv.28:9);
a) Resultados Psicológicos (paz de espírito e tranquilidade);
b) Resultados espirituais (maior sentido de vida);
c) Resultados Concretos (atendimento real do pedido feito).
32) SOBERANIA DE DEUS NA RESPOSTA ÀS ORAÇÕES:
“Bendito seja Deus que não me respondeu”.Deus conhece tudo (Mt.6:8), mas podemos pedir
errado (Tg.4:3;Rm.8:26).Se tivermos intenções egoistas, Deus pode dizer não!
a) Quando Deus diz sim (Gn.25:21; Ex.2:23-25;Jz.13:8-9;2 Rs.20:5;Lc.1:13; At.10:4) b) Quando
Deus diz não (Dt.3:23-27; 2 Sm.12:15-20; 2 Co.12:7-9).
c)Interceda pelo Reino; peça seu mover p/Restaurar, interceda e coopere.
33) ORAÇÃO DE JESUS:
Jesus não ensinou “o que orar”, mas “como orar”, proibindo de repetir a mesma oração (nos
evangelhos, são semelhantes):
INDICA:
a) Filiação Divina - Pai-Nosso (Is.63:16; Gl.4:4-7; Hb.12:8;Jo.16:27);
b) Exaltar nome de Deus-Santificado teu nome e não o nome de pessoas como se fossem santos
(Ne.9:5; Sl.71:22; Sl.113:2-3; Rm.8:29);
c) Estabelecimento Real - Venha Reino(Sl.145:11-13; Mt.6:33; Hb.12:28; Mt.6:10; 1 Jo.3:2-3);
d) Submissão Tua vontade na terra e no céu (Mt.6:10; At.13:22; 1 Jo.2:17; Ef.1:4,5; Sl.40:8;
Rm.8:26-27);
e) Provisão Pão- cada dia hoje (Fp.4:19; Ex.23:25; Mt.6:25,26,31; Sl.127:2;2 Co.9:10);
f) Perdão Pessoal Perdoa nossas dívidas (Mt.6:12; Sl.139:23-24; Rm.4:7-8);
g) Perdão aos outros Assim como perdoamos os ofensores (Mt.6:12; Cl.3:13; Mc.12:31);
h) Proteção Não deixes cair em tentação-(1 Co.10:13;Tg.1:12);
i) Libertação Livra do mal (Gl.1:4-5;Sl.18:2);
j) Exaltação Teu é Reino, glória e poder (Sl.57:5; 34:3; Is.25:1).

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